Queremos que você faça parte deste projeto! Para doar qualquer quantia em dinheiro ou qualquer coisa que não esteja usando e ache que possa nos ser útil, ligue para: 55 (21) 3711-4684 (Fax) Formas de doações: Dinheiro Deposite no Banco Bradesco: Agencia 2819, Conta Corrente 15950-6 e doe qualquer quantia para Programa de Atenção e Promoção do Idoso. Tenha a certeza de que toda quantia arrecadada será inteiramente destinada à aos projetos envolvendo os idosos. Materiais de Escritório, Materiais Pedagógicos, Material para artesanato, Materiais de Construção, Roupas, Geladeira, Fogão, Mesas de Escritório, Cadeiras, Armários de Escritório, Armário de Cozinha, computador, impressora e etc. Tempo. Você sabia que quem se dedica a trabalhos voluntários tem menos propensão a doenças? Nada como tornar alguém feliz para se sentir mais feliz ainda, portanto, não perca tempo e passe um e-mail para contato.papi@gmail.com, com suas informações para ficar bem informado!

Venha participar você também!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Artrose, artrite e osteoartrose são a mesma coisa?


Artrose artrite e osteoartrose são a mesma coisa Artrose, artrite e osteoartrose são a mesma coisa?
Artrose, artrite e osteoartrose são a mesma coisa?

O termo artrite é utilizado para definir uma alteração inflamatória que acomete a articulação. Qualquer pessoa seja um atleta profissional, um esportista de fim de semana ou mesmo um indivíduo mais idoso, quando submetido a determinados esforços mais intensos ou mesmo traumáticos, pode desenvolver um quadro inflamatório da articulação que, nesta fase aguda, recebera a denominação de artrite.
A artrite (inflamação da articulação) pode ser sintoma de inúmeras doenças, sendo sempre de vital importância o diagnóstico da doença que originou a inflamação. A artrite dos esportistas, como regra é traumática e deve ser diferenciada daquela das outras doenças reumatológicas, dos processos infecciosos, das doenças microcristalinas e, principalmente, da Artrite Reumatóide, esta sim uma doença específica.
Os termos osteoartrose, osteoartrite e artrose definem uma mesma doença que chega a acometer até 30% da população adulta acima dos 50 anos. Se lembrarmos que o prefixo “artro”, vem do grego “arthros” e significa articulação, e a ele juntarmos o sufixo “ite” que significa inflamação, teremos a etimologia da palavra “artrite”. O mesmo acontecerá ao juntarmos o sufixo “ose” que significa degeneração.
Os termos osteoartrite e osteoartrose surgiram posteriormente, para exemplificar melhor a doença artrose, quando foi descoberto que o osso sub condral (embaixo da cartilagem) participava no processo fisiopatológico da Doença.
Resumindo, quando nos referimos a osteoartrose, osteoartrite ou artrose estaremos sempre falando de uma mesma doença, que deve ser tratada o mais precocemente possível, para que a mesma não cause incapacidade.
Manter a atividade funcional de uma articulação praticando exercícios físicos é fundamental para a saúde, pois a inatividade excessiva é extremamente prejudicial. Antes de desenvolver qualquer tipo de atividade física é preciso que a pessoa – em especial aquelas com histórico familiar de osteoartrose – receba uma avaliação da condição de saúde de suas articulações.
Idosos que apresentam fraqueza muscular, anormalidades neurológicas ou algum tipo de deformidade nas articulações
devem evitar exercícios excessivos que sobrecarreguem os membros, prevenindo, assim, o desenvolvimento ou avanço da doença. Exercícios de baixo impacto como natação e hidroginástica geralmente são os mais recomendados aos pacientes com osteoartrose.
Como vimos acima, vários cuidados preventivos podem ser tomados para evitar ou retardar o aparecimento da doença. Exercícios físicos apropriados de alongamento, de musculação e posturais  ajudam a manter a cartilagem saudável. Sendo bem orientadas, tais práticas aumentam a amplitude dos movimentos da articulação e fortalecem os músculos para que esta possa absorver melhor os choques, reduzindo, assim, o risco da doença. Porém, se os sintomas estão presentes, é importante consultar um médico especialista.
Por Márcio Borges
Fonte:http://www.cuidardeidosos.com.br

Nenhum comentário: